From: wilton musquim [mailto:wmusquim@yahoo.com.br]
Sent: quarta-feira, 19 de agosto de 2009 16:05
Subject: 20 conselhos Harvard e Cambridge…

20 conselhos Harvard e Cambridge…

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio

com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :
 
1- um copo de suco de laranja

  diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

 
2- salpicar canela no café
  (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
 
3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
  
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
 
 4- mastigar os vegetais por mais tempo.
  
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
 
 
5- adotar a regra dos 80%:
  servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais,
  prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
 
6- LARANJA o futuro está na laranja,
  
que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris .  
  
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
 
8- comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
  Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
 
 
9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
  
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes.  Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
 
10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória
  
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova…  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

 
11- usar fio dental e não mastigar chicletes .  
  
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
 
 
12- rir.  
  
Uma boa gargalhada é um ‘mini-workout’, um pequeno exercício físico:
  
100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.  
  
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
 
13- não descascar com antecipação.  
  
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.  Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer… Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
  
 
14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.  
  
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
 
 
15- desfrutar de uma xícara de chá.  
  
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
 
16- ter um animal de estimação.  
  
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.  
  
Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.
 
17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.  
  
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronár ia em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
 
 
18- reorganizar a geladeira .  
  
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.  Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.
 
  
19- comer como um passarinho.  
  
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.  E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
 
 20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:   
   
-comer chocolate.
  
Duas barras por semana estendem um ano a vida.  
  
O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
 
 
– pensar positivamente .  
  
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,
  que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos
  
queridos e mais amargos.
 
 
– ser sociável.  
  
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas
  mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

  – conhecer a si mesmo .  
  
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ‘ser’ sobre o ‘ter’
  
têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade
  
de vida.
 
‘Não parece tão sacrificante, não é verdade?  Uma vez incorporados,

  
os conselhos, facilmente tornam-se hábitos…  
  
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:’

 
‘Escolha a melhor forma de viver e

  
o costume a tornará agradável’!

  "Crie bons hábitos e torne-se escravo
  
deles, como costumamos ser dos maus
  
hábitos".